Acabado de anunciar como contratação pelo Sporting CP, o internacional holandês Bas Dost passará a ser a principal referência ofensiva dos leões, que ao que tudo indica ficarão sem Islam Slimani nos próximos dias. Ao contrário do argelino, que durante a sua estadia em Alvalade fortaleceu as suas características como um avançado que explora espaços, sem perder a sua capacidade para decidir na área, Bas Dost é um elemento que tem na área o seu habitat natural.

Analisando os seus golos da temporada passada, pressente-se uma característica no holandês, que é uma imagem de marca em muitos pontas-de-lança. Dost desaparece do raio de ação dos defesas-centrais adversários para tentar encontrar o espaço onde a bola cai, pedindo-se assim aos seus novos colegas de equipas que trabalhem, sobretudo, a partir dos cruzamentos para a área.

Golos de Bas Dost na Bundesliga, temporada 2015-16.
Golos de Bas Dost na Bundesliga, temporada 2015-16.

Como podemos ver no gráfico da Squawka, Bas Dost marca dentro da área, podendo ser um jogador com características mais próximas de Cardozo, para referir um jogador com quem Jorge Jesus já trabalhou, ou Mário Jardel, para lembrar um dos grandes avançados que passaram por Alvalade. Mas boa parte do rendimento que se poderá tirar deste jogador dependerá da sua capacidade de adaptação à Liga NOS, depois de uma época em que, iniciada a grande vapor, ficou marcada por uma lesão em janeiro.

Vê os golos de Bas Dost com a camisola do Wolfsburg em 2015/16:

Anúncios