Em agosto de 2017 juntámo-nos com um objetivo simples: criar um palco para que a conversa sobre futebol tivesse lugar nos nossos termos. De maneira objetiva, abrangente, com conhecimento do que se falava, com criatividade e à vontade. Foi por isso que nasceu o Linha Lateral. Para que o Luís Cristóvão e o Tiago Estêvão pudessem falar das coisas que gostam, com a abertura que desejam, permitindo que essas ideias nos levassem a conhecer mais gente com dúvidas e vontade de conversar.
O objetivo foi cumprido. Para além de termos feito, no Linha Lateral, um campo de experiências para aquilo que sentíamos ser possível existir na conversa sobre futebol, foi a partir dele que também crescemos a nível profissional, levando a nossa voz e o nosso trabalho para outras paragens.
Desde o início desta época que sabíamos ser complicado conjugar as agendas e os trabalhos de cada um para conseguir continuar a gravar semanalmente, nos mesmos moldes. Conversámos bastante sobre a possibilidade de transformação do Linha Lateral em alguma outra coisa que nos agradasse e pudesse alimentar novos objetivos a cumprir. Mas a conclusão a que chegámos, depois destas últimas semanas de reflexão, é a de que é fundamental fechar certas portas para que nos seja permitido abrir outras.
Por isso, hoje, à beira do fim do ano de 2018, dizemos adeus ao Linha Lateral. Vamos com muito mais gente à nossa volta do que chegámos. Vamos com mais certezas sobre aquilo que pode ser a conversa sobre o jogo, mas também com muito mais dúvidas e noção de que ainda sabemos muito pouco. Por isso mesmo, o nosso próximo projeto, é continuar a encontrar maneiras de falar de futebol.
O Tiago Estêvão envolvido no projeto Goalpoint e Goalpoint Pro, para além da sua carreira de treinador. O Luís Cristóvão a abrir espaços para que este tipo de conversa sobre o jogo chegue ainda a mais gente. Ambos com a certeza de que, mais tarde ou mais cedo, o espaço que o Linha Lateral abriu (e onde tantos outros têm estado com a mesma crença e esperança que nós) voltará a ter-nos por perto, seja num podcast, seja num formato que ainda possa estar por inventar.
Apito final no Linha Lateral. Como sempre, sabem onde nos encontrar!
@luis_cristovao e @TiagoEstv