Luís Cristóvão

Os Belenenses – Associativismo popular e a indústria do futebol

Anúncios

Será hoje, segunda-feira, 11 de Fevereiro, pelas 18h30, na livraria Tigre de Papel, em Lisboa, que decorrerá a conversa com Rui Vasco Silva e Luís Cristóvão sobre a indústria do futebol e o papel do associativismo popular nesse contexto.

Depois de um longo diferendo entre o Clube de Futebol «Os Belenenses» e a respectiva sociedade anónima desportiva para o futebol profissional, a Assembleia Geral do clube decidiu não renovar o protocolo com SAD para o usufruto do Estádio do Restelo. Essa decisão teve como consequência imediata a passagem da equipa profissional Belenenses SAD para o Estádio Nacional, abrindo-se um processo refundacional do futebol do clube, cuja equipa passou a competir na divisão distrital de Lisboa. Uma questão que avulta de todo este processo é a seguinte: por que razão não teve o clube capacidade para decidir autonomamente sobre o seu futebol profissional? A resposta é simples: porque em 2012, face a um conjunto de pesadas dificuldades financeiras, vendeu, por cerca de 500 euros, 51% do capital da SAD à empresa Codecity Sports Management.

Todo este processo fornece uma excelente oportunidade para debater o estado da arte da relação entre o associativismo dos clubes à dimensão empresarial das SAD, o que constitui o pano de fundo daquilo a que frequentemente se designa por «indústria do futebol». Para esta conversa convidámos Rui Vasco Silva, psicólogo e adepto do Belenenses, e Luís Cristóvão, comentador e analista desportivo.

A conversa terá lugar na Livraria Tigre de Papel, na Rua de Arroios, nº 25, em Lisboa. A entrada é livre. 

Aproveita o bónus de 50 euros da Betclic para começares a apostar

Anúncios

Anúncios