Luís Cristóvão

A estreia de Bruno Guimarães na Liga dos Campeões

Lyon's Spanish midfielder Bruno Gomez Soares (R) vies for the ball with Juventus' Colombian midfielder Juan Cuadrado during the UEFA Champions League round of 16 first-leg football match between Lyon and Juventus at the Parc Olympique Lyonnais stadium in Decines-Charpieu, central-eastern France, on February 26, 2020. (Photo by Jean-Philippe KSIAZEK / AFP) (Photo by JEAN-PHILIPPE KSIAZEK/AFP via Getty Images)

Anúncios

A estreia de Bruno Guimarães na Liga dos Campeões confirma o que se adivinhava do jovem brasileiro que se revelou com a camisola do Athletico Paranaense. É um produto acabado e preparado para a exigência do topo do futebol europeu. 

Estreia na Liga dos Campeões

O adversário e o contexto de jogo a eliminar, nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, tornavam a missão de Bruno Guimarães e do Lyon bem espinhosa. E, na verdade, os minutos iniciais foram sobretudo dedicados à organização defensiva, com a equipa francesa a tentar conter as primeiras iniciativas da Juventus. 

Bruno Guimarães alinhava, muitas vezes, com Lucas Tousart como dupla de médios-centro do Olympique, dependendo dos comportamentos de Houssam Aouar, que num primeiro momento aparecia várias vezes mais subido, a tentar pressionar na primeira fase de construção da Juventus. 

A partir dos 15 minutos de jogo, o Lyon começou a rebater o predomínio da Juventus e foi afastando o seu bloco de zonas mais recuadas. Aouar começou a aparecer como um terceiro médio e Bruno Guimarães não deixou espaço para dúvidas sobre a sua capacidade de se transformar no pivô do meio-campo da equipa francesa. 

Dados do jogo frente à Juventus

O médio brasileiro geriu bastante bem o ritmo da partida, com capacidade para se apresentar quer na recuperação de bolas (com 4 interceções e 3 desarmes), no confronto com os médios rivais (6 duelos conquistados em 7 disputados), aparecendo, também, como peça importante na construção de jogo, com capacidade de drible e de passe longo. 

Bruno Guimarães frente à Juventus (dados: Sofascore)

O segundo tempo trouxe desafios diferentes à equipa do Lyon. Com vantagem no marcador e perante uma Juventus com cada vez mais elementos na frente de ataque, a equipa francesa predispôs-se a sofrer e o trabalho de Bruno Guimarães fixou-se no processo defensivo. 

A primeira vitória da história do Lyon em cinco confrontos com a Juventus é um prémio coletivo que terá que ser comprovado na segunda mão. Mas, sobre Bruno Guimarães, não restam qualquer dúvidas sobre a capacidade para ter impacto no topo do futebol europeu. 

Anúncios

Anúncios