A estreia de Bruno Guimarães na Liga dos Campeões confirma o que se adivinhava do jovem brasileiro que se revelou com a camisola do Athletico Paranaense. É um produto acabado e preparado para a exigência do topo do futebol europeu. 

Estreia na Liga dos Campeões

O adversário e o contexto de jogo a eliminar, nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, tornavam a missão de Bruno Guimarães e do Lyon bem espinhosa. E, na verdade, os minutos iniciais foram sobretudo dedicados à organização defensiva, com a equipa francesa a tentar conter as primeiras iniciativas da Juventus. 

Bruno Guimarães alinhava, muitas vezes, com Lucas Tousart como dupla de médios-centro do Olympique, dependendo dos comportamentos de Houssam Aouar, que num primeiro momento aparecia várias vezes mais subido, a tentar pressionar na primeira fase de construção da Juventus. 

A partir dos 15 minutos de jogo, o Lyon começou a rebater o predomínio da Juventus e foi afastando o seu bloco de zonas mais recuadas. Aouar começou a aparecer como um terceiro médio e Bruno Guimarães não deixou espaço para dúvidas sobre a sua capacidade de se transformar no pivô do meio-campo da equipa francesa. 

Dados do jogo frente à Juventus

O médio brasileiro geriu bastante bem o ritmo da partida, com capacidade para se apresentar quer na recuperação de bolas (com 4 interceções e 3 desarmes), no confronto com os médios rivais (6 duelos conquistados em 7 disputados), aparecendo, também, como peça importante na construção de jogo, com capacidade de drible e de passe longo. 

Bruno Guimarães frente à Juventus (dados: Sofascore)

O segundo tempo trouxe desafios diferentes à equipa do Lyon. Com vantagem no marcador e perante uma Juventus com cada vez mais elementos na frente de ataque, a equipa francesa predispôs-se a sofrer e o trabalho de Bruno Guimarães fixou-se no processo defensivo. 

A primeira vitória da história do Lyon em cinco confrontos com a Juventus é um prémio coletivo que terá que ser comprovado na segunda mão. Mas, sobre Bruno Guimarães, não restam qualquer dúvidas sobre a capacidade para ter impacto no topo do futebol europeu. 

Publicado por Luís Cristóvão

Comentador na Antena 1, Eleven Sports e SIC Notícias. Analista de futebol, fala e escreve sobre desporto em vários meios de comunicação social.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: