Blogue

O futebol, o Mundial e o nosso dever de intervenção

Contra aqueles que acreditam que os problemas do Mundo se resolvem com o cancelamento dos mesmos nas agendas pessoais, o envolvimento e a intervenção nos acontecimentos como uma resposta aos problemas que estes podem estar a gerar. Uma oportunidade para pensar no que é o futebol e onde somos colocados pela realização deste Mundial no Qatar.

Gerir os desafios, ganhar os jogos

Os números e a sua análise no mundo da bola são, hoje, parte de uma realidade que foi sendo construída ao longo de décadas por detrás dos enormes muros onde o futebol de elite se desenvolve. Para quem vive do lado de cá desta muralha, a importância de saber ler os sinais é fundamental. Até porque é no futebol que se continua a conseguir bater as previsões, fazendo muito com pouco, impondo o lado desportivo ao domínio financeiro.

Uma situação particularmente difícil que devemos enfrentar de uma vez

A vulnerabilidade dos atletas nas relações que estabelecem com os seus superiores hierárquicos (treinadores ou diretores) não é suficientemente enfrentada pelas estruturas de administração das modalidades desportivas. Trata-se de uma questão cultural que precisa de ser ultrapassada e transformada, exigindo-se maior consistência daqueles que têm responsabilidade no processo. Escrevo, muitas vezes, sobre mim para explicar melhor aquilo que encontro nos outros. Este era o caso em que preferia não ter a experiência para o fazer.