A revisão dos prognósticos (1ª jornada)

Euro up and downAgora que já se disputaram todos os doze encontros da 1ª jornada, tendo havido oportunidade para ver as 24 seleções presentes neste Euro 2016, chegou o momento de rever os prognósticos.

No Grupo A, apesar de mais dificuldades do que o esperado, a França mantém todas as probabilidades de ser primeira classificada. A boa prestação da Roménia leva a equipa veja subir a sua cotação, tendo agora oportunidade de ouro perante uma Suíça que controlou, mas não espantou. A Albânia jogou debaixo de um excesso de ansiedade que terá que abandonar rapidamente se quiser ter capacidade para atingir os oitavos-de-final.

No Grupo B, o empate entre Inglaterra e Rússia deixa tudo em aberto. O País de Gales já somou três pontos e poderá encarar com tranquilidade os dois jogos que faltam, sendo que um ponto lhe garantirá o apuramento. A Inglaterra tem mais equipa, mas não tem capacidade de variação tática durante o jogo. A Rússia tem muito talento, mas pareceu perdida durante grande parte do tempo de jogo. E falta ainda a Eslováquia, que apesar da derrota, não estará assim tão longe dos seus competidores. Mantém-se a aposta inicial.

Grupo C e a Alemanha a demonstrar-se como o grande favorito à vitória no torneio. Resposta para todo o tipo de problemas, mesmo contra uma Ucrânia que esteve muito bem no encontro e que mostrou ter potencial para lutar pelo segundo lugar. A Polónia sentiu dificuldades perante uma Irlanda do Norte muito fechada, que dificilmente terá capacidade para pontuar. O interesse estará mesmo inteiro na luta pela segunda posição, num jogo que irá fechar o grupo.

O Grupo D tem o outro grande candidato, a Espanha, mesmo que La Roja tenha tido imensas dificuldades para ultrapassar uma República Checa bem organizada. Piqué desbloqueou o que os avançados não conseguiram quebrar, mas ainda assim as soluções parecem estar à disposição de Del Bosque. A Croácia encantou com o seu perfume, vencendo uma Turquia lutadora mais limitada, e poderá dar alguma luta ao conjunto espanhol pela vitória no grupo. Ainda assim, conte-se com a República Checa como uma equipa muito chata e com capacidade para surpreender.

No Grupo E a Itália mostrou ao que vem. Extrema organização, enorme conhecimento do jogo e muita consciência das suas qualidades e limitações. Deu uma lição à Bélgica que parece pouco dotada em termos táticos para fazer jus a todas as expetativas que a criatividade do seu meio-campo anuncia. Uma enorme desilusão, os belgas, que não terão vida fácil frente às outras equipas do grupo. A República da Irlanda fez um excelente jogo e poderá lamentar não ter somado os três pontos. Ainda assim, terá fibra suficiente para dificultar a vida aos belgas. Já a Suécia parece depender em demasia de Zlatan Ibrahimovic, mas quando Zlatan apareceu – e apareceu uma vez – marca golo.

O Grupo F parece ser aquele que mais incertezas criou nesta primeira jornada. Portugal ficou aquém das expetativas e somou apenas um ponto, criando problemas, sobretudo, para a Áustria, que foi surpreendida por uma Hungria com pés e cabeça. A vitória dos húngaros abre, desde logo, a oportunidade desta equipa conseguir ficar, pelo menos, em terceiro lugar, impondo algum stress competitivo aos adversários. Apesar da fragilidade na leitura do jogo e no seu planeamento defensivo, Portugal mantém-se como favorito, sendo difícil perceber se a Islândia beneficiará de tantas segundas bolas frente a uma Hungria que poderá ser muito mais cínica. A fazer contas de pelos dedos que, depois do que mostraram hoje, terão que ter uma cara bem diferente no próximo sábado, até porque Portugal entra com algo a provar.

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.