Las batallas en el plano intelectual constituyen un intercambio de pareceres, de reflexiones, de cuestionamientos. Hay de desligarse de cualquier obstinación promovida por quienes se asumen dueños de verdades absolutas, que como ha quedado demostrado, ni son verdades ni mucho menos absolutas.

Ignacio Benedetti

Na era da informação, deixou-se de procurar conhecimento para se procurar detentores de verdades. Pouco importa o tempo que se demora a falhar, apenas se sublinha e louva o acerto, o culminar, como se cada ideia nascesse limpa e reluzente no crânio de um treinador.

Da minha parte, vou sempre desconfiar de quem insiste em partilhar apenas o que é o certo, despromovendo a lixo aquilo que não se enquadra dentro dos limites fronteiriços do seu postular. Porque o caminho do conhecimento é o exacto oposto. De boas ideias, está o mundo cheio. Na forma como cada uma delas é testada e elaborada na realidade de uma equipa é que se diferencia, na verdade, a resiliência do acerto.

Parece-me mais consistente quem continua a questionar-se do que aquele que apenas repete o que acertou. Cada jogo é um jogo, cada temporada uma temporada, as equipas, ainda que com os mesmos jogadores, são compostas já por jogadores diferentes, visto terem, cada um deles, mais uns quantos jogos, mais umas quantas experiências, mais uns quantos meses de vida vivida.

Cita, bem, Ignacio Benedetti, no seu artigo na última The Tactical Room, o mapa socrático de aceitar o que não compreendemos. Porque a tamanha complexidade do jogo nos transporta, sempre, para um lugar onde somos ignorante perante ele. Porque o conhecimento global do mesmo será sempre uma interminável soma de pequenas partes e não uma visão de inteiro que, no mundo, nunca é passível de ser atingida.

Desenganem-se, assim, os fundamentalistas que acreditam que todos caminhamos para a perfeição de um entendimento único do jogo. Bem pelo contrário, o futebol tem sido território constante de uma variedade de interpretações que, convivendo no mesmo tempo, constroem e reconstroem as faces do mesmo. No mundo do jogo não há verdades absolutas. Contentemo-nos com os dados que nos reforcem a possibilidade da dúvida.

Anúncios