Na agenda desta semana há três campeonatos para seguir. O regresso da Bundesliga, o Sporting na busca da sua identidade e o Barcelona a afirmar a superioridade do seu talento.

O regresso da Bundesliga

O campeonato de topo europeu onde se marcam mais golos e um dos que vêm menos faltas serem assinaladas e menos cartões a ser mostrados. Para lá de que, cada jogo, ser um espetáculo em si, começando pelas bancadas, sempre cheias, pela qualidade da realização dos jogos e por aquilo que acontece em campo. Em mais nenhum campeonato da Europa a identidade de um futebol estão tão demarcada nos seus dezoito concorrentes como na Alemanha. A pressão alta e a qualidade das transições é uma linha comum à grande maioria das equipas, que buscam através do risco impor um jogo que, ultrapassando a diferenciação do talento, possa ter bases para competir.

A primeira jornada colocará o líder, Dortmund, perante um grande teste às suas capacidades, ao visitar um RB Leipzig que é quase infalível em casa. Mas a minha atenção vai focar-se no confronto entre dois históricos da Bundesliga, o Leverkusen e o Monchengladbach. A equipa da casa começou mal o campeonato, mas com a chegada de Peter Bosz para treinador, espera poder recuperar até ao ponto de se imiscuir na luta pela Europa. Já o Borussia verde e branco fez uma primeira volta de sonho e procura manter-se na luta pela entrada na Liga dos Campeões.

Um jogo para seguir em direto, na Eleven Sports, este sábado, a partir das 14.30, com os meus comentários.

Sporting e o teste da resiliência operacional

A resiliência operacional é um conceito muito em voga no mundo da finança, que avalia a capacidade de uma instituição enfrentar um choque e recuperar o seu caminho. Neste caso, a ideia aplica-se, sobretudo, ao modelo de jogo preconizado por Marcel Keizer. Se nos primeiros encontros, ainda sem muito tempo para treinar, o seu modelo aparecia claro, perante o choque das dificuldades impostas por Aves, Nacional, Vitória de Guimarães e Tondela, a equipa acabou por procurar alternativas na forma de expressar o seu jogo. Essa alteração de comportamentos ficou mais à vista no encontro frente ao FC Porto e sofreu, a meu ver, nova ocorrência na partida frente ao Feirense, onde apesar das fragilidades do seu adversário, só em vantagem por dois golos o Sporting foi capaz de voltar a apostar nas características que sugerem diferenciação da parte de Marcel Keizer.

Em casa, perante o Moreirense, poderá fazer-se a prova do algodão sobre a resiliência operacional da equipa leonina. Frente a um conjunto com um modelo, de base, com várias pontes com a intenção de Marcel Keizer, mais testado e trabalhado desde o início da temporada, com um técnico também habilitado para somar à sua ideia base opções estratégicas que visem diminuir a capacidade do adversário, como já demonstrou em partidas anteriores. Por tudo isto, a forma como o Sporting reage aos choques estará em cima da mesa, como tema principal deste encontro.

Este é para ouvir na rádio. Transmissão Antena 1, em direto do Estádio de Alvalade, sábado, pelas 18 horas, com narração de Paulo Sérgio, comentário de Luís Cristóvão e reportagem de David Carvalho.

Barcelona a cavar fosso em LaLiga

Cinco pontos de distância para o Atlético de Madrid, atual segundo classificado, dez pontos para o Real Madrid, quarto classificado. O Barcelona volta a cavar o fosso para os seus principais rivais muito cedo em LaLiga e, pelas exibições recentes de Messi e Dembélé percebe-se que a dose de talento ativo neste grupo lhe permite continuar a encontrar soluções para os muitos problemas que lhes podem tentar lançar no caminho. Até se chegar à Liga dos Campeões, o objetivo do Barcelona passará por aumentar distâncias, de maneira a tentar, na presente temporada, uma aposta mais forte também no título europeu.

Para alcançar esse objetivo, é fundamental que continue a vencer. Este domingo, recebe o Leganés em Camp Nou, equipa que, com uma vitória frente ao Huesca na última jornada, conseguiu respirar um pouco em relação à linha de água. Mas a situação é periclitante. A capacidade do Barcelona brilhar acaba por ser o ponto de maior interesse deste jogo. E a tendência aponta para o lado positivo. É bem capaz de haver momentos de intenso espetáculo neste encontro.

Jogo que passará, em direto, na Eleven Sports, com transmissão a partir das 19h45. Comentários de Alexandre Afonso e Luís Cristóvão.

Muito e bom futebol para seguir neste fim-de-semana, três ligas, três ideias para explorar.

Anúncios