O Brasil venceu a Bolívia por 3-0 com Philippe Coutinho a ser figura, marcando dois golos e estando no coração do jogo criativo da equipa brasileira.

Seria preciso viajar no tempo para ver Philippe Coutinho a ser um médio-ofensivo de corredor central. Jogava ainda no Liverpool, com missões e responsabilidades que, em Barcelona e na seleção brasileira, tendo em conta as qualidades dos seus companheiros, nunca mais foram as suas. A lesão de Neymar abriu, no entanto, uma subida ao palco para Coutinho que, no jogo de abertura da Copa América, não deixou de aproveitar para mostrar os seus trunfos.

A estrutura da equipa de Tite está montada para evidenciar essas qualidades de Coutinho. Na primeira parte frente à Bolívia, com Fernandinho e Casemiro como volantes e Roberto Firmino ainda muito sintonizado num jogo onde recua constantemente para procurar a bola entre linhas, nem sempre Coutinho apareceu em todo o seu esplendor. Mas mesmo perante o bloco encerrado dos bolivianos, Philippe Coutinho marcava presença. Oferecendo linhas de passe, devolvendo com qualidade, encontrando Richarlison e David Neres a rasgar pelas faixas.

Os dois golos coroaram a exibição do camisola 11 brasileiro. Um penálti que quebrou a resistência boliviana e uma finalização na área a entender melhor as movimentações de Roberto Firmino após o intervalo. Sem Neymar, Tite trabalha com a realidade que tem em mãos. Falta-lhe o seu maior desequilibrador, o homem que decide sozinho, mas sobra-lhe talento e qualidade para um onze mais equilibrado nos diferentes momentos do jogo. Para vencer a Bolívia com uma boa exibição, cumpriu-se o trabalho do treinador. Para o que se seguirá, o afinar do entendimento Firmino-Coutinho e a mais do que provável entrada de Arthur no onze poderão acrescentar mais soluções para um Brasil campeão. Com Coutinho, acima dos companheiros, neste palco.

Anúncios

Publicado por Luís Cristóvão

Comentador na Antena 1, Eleven Sports e SIC Notícias. Autor no Expresso. Analista de futebol, fala e escreve sobre desporto em vários meios de comunicação social.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: