A Eleven Sports volta às transmissões da League One inglesa para um jogo que é um pedaço de história a acontecer. O futebol do Wimbledon dividiu-se, de forma trágica, no início do século, com a relocalização do seu clube, o Wimbledon FC para Milton Keynes, a cerca de 100 quilómetros de distância. A luta pela memória levou a que um grupo de adeptos fundasse o novo AFC Wimbledon, enquanto o clube original mudava de nome e símbolo para se transformar no MK Dons. Este sábado, às 12 horas, entram em campo, na Eleven Sports 2.

O Wimbledon Football Club demorou largas décadas até chegar à principal divisão do futebol inglês, no final dos anos 80 do Século XX, onde também figura a sua maior glória desportiva, a conquista da Taça de Inglaterra em 1988, com um plantel que haveria de ficar para a história como o “Crazy Gang”. Foi exatamente nesse tempo de euforia para o conjunto londrino que a primeira machadada na sua identidade foi dada, com a necessidade de abandonar o histórico estádio de Plough Lane para jogar no Selhurst Park, propriedade do Crystal Palace, a partir de 1991 (no âmbito do Plano Taylor, que obrigou a uma reestruturação das condições de segurança dos estádios e fez parte do impulso estrutural chamado Premier League). 

Pouco mais de uma década depois, plena de sucessos e de dramas, como a descida de divisão, o clube apelou a uma relocalização para Milton Keynes, a cerca de 96 quilómetros de distância do seu estádio original, o que gerou uma das grandes controvérsias do futebol inglês deste século. A consequente mudança de nome e identidade do clube original e a fundação de um novo clube que tentou tomar a origem e simbologia do Wimbledon FC fazem parte de uma luta pela memória que se mantém até aos dias de hoje.

Foi preciso esperar até 2012 para que os dois clubes se encontrassem numa partida oficial e, desde então, todas as ocasiões em que se encontram servem para relançar a discussão. Os MK Dons são, nos dias de hoje, vistos como um franchising a quem faltará uma verdadeira história (e por isso, muitas vezes, desprezados pelos adeptos de outros clubes), enquanto o AFC Wimbledon se tornou num símbolo do renascimento de um clube nas mãos dos seus associados. 

Transmissão em direto na Eleven Sports 2

No início de tarde deste sábado, o AFC Wimbledon desloca-se a Milton Keynes para mais uma destas partidas. Numa ocasião especial para o público português, porque a Eleven Sports 2 irá transmitir o jogo em direto, com os comentários de Bruno Sousa Ribeiro e Luís Cristóvão. Uma oportunidade para ver história a acontecer. A luta pela memória que não se resolve com o simples apurar do resultado. 

Anúncios

Publicado por Luís Cristóvão

Comentador na Antena 1, Eleven Sports e SIC Notícias. Autor no Expresso. Analista de futebol, fala e escreve sobre desporto em vários meios de comunicação social.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: