Ele era o Rei, os tempos áureos de Artur Jorge – podcast

Exemplo de modernidade, Artur Jorge conquistou campeonatos em Portugal e França e foi o primeiro treinador português a ganhar a Taça dos Campeões Europeus. No quarto episódio da Série Q, com Tiago Estêvão e Luís Cristóvão, revivemos os seus tempos áureos.

Ponta-de-lança com um currículo de golos marcados, licenciado em Filologia na Universidade de Coimbra, completou os seus estudos de treinador em Leipzig, na RDA. Depois de trabalhar em alguns clubes da Primeira Divisão e de ter sido apadrinhado por José Maria Pedroto, é nomeado técnico principal do azuis e brancos em 1984/85. 

Na primeira passagem pelo FC Porto teve o seu ponto alto na conquista da Taça dos Campeões Europeus, frente ao Bayern de Munique, num jogo que exploramos profundamente neste episódio. Olhamos para a sua carreira no clube portista, onde voltou a estar por mais duas temporadas e meia, bem como para a sua carreira no Paris SG, onde se sagrou campeão francês, acabando com o domínio do Olympique de Marselha.

Um treinador que marcou o seu tempo e deixou largas pistas para o que o futebol nos nossos dias. 

A Série Q continuará por tempo indeterminado a chegar às vossas plataformas habituais de audição de podcasts. Assinem o Linha Lateral e entrem em contacto connosco através do twitter @linhalateralpod

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Gravatar
Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.