Portugueses na Europa – primeiras notas

Com o FC Porto apurado para a fase de grupos da Liga dos Campeões e o SC Braga a ter garantida entrada na fase de grupos da Liga Europa, Benfica, Sporting e Rio Ave ficaram a conhecer os seus adversários para lá chegar. 

Traçado exigente para o Benfica se juntar aos milionários do futebol europeu, primeiras adversários a demonstrar uma ronda de acesso mais promissora para o Sporting do que para o Rio Ave, no que toca à Liga Europa. Os sorteios realizados no início desta semana assim determinam os caminhos para as equipas portuguesas. 

Benfica entre Grécia e Rússia

O PAOK pode ter sido o pior sorteio possível para a equipa encarnada, depois dos homens de Abel Ferreira terem demonstrado as suas capacidades no contra-ataque perante o Besiktas, na ronda anterior. Para além disso, há alguém que reconhece profundamente todas as possibilidades que Jorge Jesus tem para tirar da manga, neste regresso ao Benfica, num jogo disputado fora de casa. 

Pelo que se pôde ver deste novo Benfica, a marca de Jorge Jesus já está presente num grupo que, ainda assim, aguarda por vários reforços. Com Verthongen, Rúben Dias, Waldschmidt e Seferovic nas seleções principais, o técnico encarnado não poderá desenvolver ainda mais o convívio entre os dois centrais, o jovem alemão e um dos avançados que tem em carteira. Mas não deixará de ser considerado o favorito, perante as dificuldades que lhe impõe o PAOK, para já, e o Krasnodar, caso tenha sucesso frente aos gregos. 

A difícil estrada para a Liga Europa

Portugal com três ou quatro equipas na fase de grupos da Liga Europa, tal como aconteceu na época passada, é um desejo que pode vir a ser difícil concretizado. A posição do Rio Ave no sorteio deixava antever desafios exigentes e assim se demonstrou. Para começar, uma viagem até à Bósnia-Herzegovina para visitar o Borac Banja Luka, quarto classificado da Liga da época passada (mais próximo do jogo dedicar-nos-emos a estudar como joga). Em caso de sucesso, o conjunto de Vila do Conde terá que se deslocar ao terreno do Besiktas, que caiu da Champions League, num jogo de exigência altíssima para os homens orientados por Mário Silva. 

O Sporting entrará em campo para a terceira pré-eliminatória defrontando, em casa, o vencedor do encontro entre os noruegueses do Viking e os escoceses do Aberdeen. O Viking, velho conhecido dos leões, venceu a Taça da Noruega na época passada e, com 16 jogos disputados, segue no décimo lugar. O Aberdeen foi quarto classificado e começou bem a época, com quatro vitórias em cinco jogos disputados. Para os Leões, esta estreia nas competições oficiais poderá parecer fácil, ficando, depois, a faltar o play-off para garantir o objetivo, lembrando que, na Liga Europa, todas as rondas se disputam apenas a uma mão. 

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.