A descoberta de um sentido

Basquetebol sorrisosSemana 2 – Enquanto nos vamos conhecendo e começando a confiar uns nos outros, começamos também a preparar aquilo que vai ser o nosso jogo. Os quatro treinos desta semana trataram, por isso, de partirmos à descoberta de um sentido para aquilo que fazemos juntos.

Insistimos todos os dias que a descoberta do jogo se faz jogando. A grande maioria dos treinos continuou a ter situações de 1×1 e 2×1 como base dessa construção de auto-confiança na bola, na tomada de decisão, no encontro das soluções. Na generalidade das situações é deixada às jogadoras a possibilidade de escolha. As palavras chave são “rápido”, “recupera”, “espaço”, repetidas como mantras para que entendam a sua importância. Os reparos surgem ainda muito tímidos, ao longo dos treinos, mais como um aviso para o que vem lá, do que uma necessidade de, nesta fase inicial da época, fazer bem. O conhecimento e a capacidade de fazer melhor é uma conquista lenta, mas com oito treinos realizados, começamos a sentir diferenças.

Depois, começamos a trabalhar soluções para o que deve ser melhorado. A atenção ao drible, ao trabalho de pés, no arranque e nas paragens, é outra das insistências que vai surgindo, naturalmente, treino após treino. As jogadoras começam a confiar nas indicações que recebem, a perceber que têm espaço para experimentar, a entender como vai ser o trabalho ao longo da temporada. O ambiente de trabalho positivo, com sorrisos, perguntas e respostas, faz com que, mesmo nos dias em que a capacidade de concentração parece mais difícil de encontrar, se saia com a sensação de que crescemos um pouco mais.

Esta semana marcou também algumas despedidas, com algumas das meninas que começaram a época connosco a avançar para um escalão acima. Os desejos de felicidades e a certeza de que continuaremos, por perto, a ser equipa, é uma garantia de que os laços se continuarão a reforçar.

Segunda-feira há treino!

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.