Balanço entre passos

Semana 8 – Completadas oito semanas de trabalho, enfrentámos o primeiro jogo oficial. Foi uma pré-temporada anormalmente longa, devido a condicionantes do calendário, mas que tendo em conta que se trata de uma primeira época com esta equipa, bem aproveitada. Olhando para trás, em jeito de balanço, os cinco jogos feitos ofereceram-nos material mais do que suficiente para conhecer cada jogadora e para entrar na competição com uma ideia muito fidedigna daquilo que podemos fazer como equipa.

Team Building2Passemos pelos números. Nesses cinco jogos, garantimos duas vitórias e sofremos três derrotas, mas sempre conseguindo vencer períodos em cada encontro. Nunca abdicámos de simular nos jogos de preparação as condições do campeonato (utilizando o sistema de passarela), para além de garantir que todas as atletas que foram a jogo tivessem, no mínimo, duas entradas no jogo, permitindo assim uma boa distribuição do tempo de jogo.

A natureza dos jogos de preparação não tinham deixado às jogadoras uma sensação de superioridade aos adversários. No entanto, sempre muito focados em analisar em equipa as situações, boas e menos boas, de cada encontro, conseguimos ir desenhando na sua mente o que era preciso fazer e o que era preciso evitar, apropriando o treino para esses condicionalismos. Não esquecendo, ao mesmo tempo, que trabalhamos com uma equipa cujo objetivo real está mais além, aumentando o seu nível técnico individual semana a semana, mas tendo por muito certo que uma boa dinâmica de trabalho e a inteligência de jogo serão armas que lhes permitirão alguma maturidade perante os próximos desafios.

Saímos do primeiro jogo oficial com uma vitória, estabelecendo, uma vez mais, aquilo que fazemos bem e aquilo que temos que retificar. Mas perceber que depois de um jogo muito intenso, onde para além das incidências do basquetebol, as incidências humanas foram também fundamentais, há uma equipa que se vai encontrando consigo própria um pouco para lá dos pequenos conflitos naturais entre os seus elementos, poderia encher o treinador de uma qualquer vaidade. Felizmente, não. No exato momento em que soou o final deste encontro, já o foco estava na semana de trabalho e no que temos que fazer para seguir neste caminho. Pode parecer que não se tirou tempo para festejar, mas a verdade é que o nosso objetivo continua lá à frente.

Amanhã há treino.

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.