Tour de France: Saint-Étienne – Lyon

Tour de FranceSão apenas 62 quilómetros que separam as duas cidades e nem precisamos de sair da Região de Auvergne – Rhône – Alpes. Também conhecida por ser a Cidade do Design e pelos seus institutos superiores, Saint-Étienne é casa dos Les Verts, que chegaram a arriscar-se a conquistar a Europa do futebol. Já Lyon é a terceira maior cidade do país e tem um elevado valor histórico, reconhecido pela Unesco. Foi também em Lyon que os irmãos Lumière inventaram o cinema e onde, hoje em dia, estão sediadas várias grandes empresas, com destaque para a área financeira e farmacêutica.

Em Saint-Étienne localiza-se o “Caldeirão”, nome pelo qual é conhecido Stade Geoffroy-Guichard, com 42.000 lugares. Aqui será disputado o primeiro jogo da seleção portuguesa neste Euro, frente à Islândia, no dia 14 de junho. Outros dois encontros da fase de grupos e um dos oitavos-de-final terão também lugar na casa dos “Verts”. O AS Saint-Étienne venceu o título francês por dez vezes, a última delas em 1981, juntando-lhe mais seis Taças de França. Em 1976 atingiu a final da Taça dos Campeões Europeus mas acabou derrotado pelo Bayern de Munique.

Em Lyon está a casa do Olympique Lyonnais, o Stade de Lyon, que possui 59.000 lugares e receberá quatro jogos da fase de grupos, uma partida dos oitavos-de-final e uma outra das meias-finais. Portugal também passará por aqui para defrontar a Hungria no dia 22 de junho. O Olympique foi o grande dominador do futebol francês na primeira década deste século, tendo vencido sete títulos consecutivos entre 2002 e 2008. No seu currículo estão ainda cinco Taças de França e uma presença nas meias-finais da Liga dos Campeões em 2010.

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Gravatar
Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.