shevchenko UcrâniaAndriy Shevchenko é um nome que se confunde com o futebol ucraniano. O avançado que apareceu aos olhos do mundo vestindo a camisola do Dínamo Kiev e passou pelo AC Milan e Chelsea antes de regressar a casa foi figura central dos melhores anos da sua seleção.

Até hoje, nunca a Ucrânia marcou golos num jogo de uma grande competição sem que Shevchenko estivesse entre os marcadores. Assim foi no Mundial 2006 e assim foi no Euro 2012.

Há quatro anos, a Ucrânia jogava em casa o seu Euro, tendo como primeiro adversário uma Suécia. Com Inglaterra e França no grupo, este era o jogo onde seria obrigatório vencer. No entanto, Zlatan Ibrahimovic (quem mais?) colocou os suecos na frente do marcador do regresso do intervalo.

Shevchenko, no entanto, não se fez esperar. Com dois golos em seis minutos, deu a vitória à Ucrânia e fez todos os seus concidadãos sonhar com a possibilidade de uma caminhada de sucesso na prova. No entanto, nem mais golos, nem mais pontos, empurraram os ucranianos para fora da prova no final da fase de grupos.

Andriy sonhou e conseguiu algo único. Todos os Shevchenko do mundo queriam poder fazer algo igual. Agora é tempo de deixar um outro tomar o seu lugar.

Anúncios