Voltamos um pouco atrás no tempo para ir buscar um golo à Segunda Liga portuguesa. Falamos muitas vezes das questões do espaço no terreno de jogo e, apesar de ser um golo “relativamente” simples, utilizo-o para demonstrar como pensamentos simples resolvem situações complexas.

Após a marcação de um pontapé de baliza, a bola vai ficar no aglomerado de jogadores que cria uma situação de 5×5 num espaço reduzido, uma situação que pode ser trabalhada no treino.

gil-1

Com um passe e um desvio, a equipa do Gil Vicente ganhará automaticamente vantagem para explorar o lado contrário do espaço ofensivo, com o seu jogador a poder olhar o campo e a encontrar um colega para dar seguimento à jogada.

gil-2

Este recebe exatamente na melhor posição para se aperceber da colocação dos seus companheiros, que rapidamente avançam sobre a última linha defensiva em busca dos territórios de penetração na área. A receção orientada prepara o momento da finalização.

gil-3

O centro não sairá nas condições ideias, mas acabará por ser reforçado pelo desvio no defesa da Olhanense, encontrando Paulinho sozinho na área para fazer o segundo golo dos gilistas nesta partida.

gil-4

Um golo para ser visto aqui.

Anúncios