Algumas notas retiradas do visionamento do encontro de preparação entre o SC Braga e o Desportivo das Aves, que terminou com a vitória dos homens da casa por 3-0.

Na primeira fase de construção, o SC Braga abre os seus dois centrais, Rosic na direita e Raúl Silva na esquerda, para colocar um dos médios-centro na posição mais recuada. Com um trio a demonstrar segurança na circulação de bola, e sempre com o segundo médio-centro a servir de referência interior, os bracarenses não sentiram problemas para sair a jogar para o meio-campo adversário. Nota para Vukcevic e Fransérgio neste trabalho de médios-centro, ambos à vontade para trocar de posição e assumir o papel pedido pelo colectivo.

Essa boa dupla é, aliás, uma das notas de destaque dos bracarenses. Os dois laterais sobem bastante no terreno, com Jefferson a funcionar de forma um pouco mais fixa, tendo Fábio Martins como o seu par para rasgar a partir de uma posição interior. Jefferson, por sua vez, prefere utilizar os cruzamentos para a área. Do lado direito, outra dupla a prometer sucesso e, também, muito maiores dificuldades para os adversários, já que, quer Pedro Santos, quer Ricardo Esgaio, exploram muito bem a profundidade e têm, ambos, capacidade para procurar terrenos interiores com a bola controlada.

A equipa completa-se com a dupla composta por Rui Fonte e Dyego Sousa, estes ainda à procura de maior trabalho, mas adivinhando, desde já, a vontade de Abel Ferreira contar com avançados muito móveis. Através destas dinâmicas de duplas, a equipa bracarense estende-se a toda a largura e em profundidade no terreno de jogo, sempre alimentando um jogo de controlo da bola, aproveitando mudanças de velocidade para desequilibrar as linhas adversárias. É certo que este Desportivo das Aves precisa ainda de muito trabalho, tendo sido um adversário fácil, mas as boas dinâmicas ofensivas do Braga ficaram à vista.

No momento defensivo, especial destaque para a forma como a equipa utiliza as mesmas dinâmicas de duplas, gerindo os tempos de pressão sobre a bola e de pressão táctica, denunciando cedo que o treinador tinha delineado diferentes reacções consoante o jogador adversário que tinha a posse de bola. Excelente imagem dos bracarenses, a confirmar nos próximos encontros.

O jogo pode ser visionado no canal SC Braga TV do MyCujoo.

Anúncios