Este sábado, participo no Festival Offside Lisboa, com uma pequena intervenção a antecipar o filme El Zurdo: The Revenge of the Underdog, um documentário de Roberto Cox que acompanha os primeiros anos de Jorge Sampaoli enquanto técnico de futebol.

Esqueçam o glamour dos grandes estádios e das equipas profissionais. A história deste filme passa-se na Liga Casildense, um dos torneios do interior da Argentina, onde os títulos e as emoções são tão valiosas como nos clássicos entre Boca e River. Um filme sobre Sampaoli, sobre o futebol amador e a paixão pelo jogo, um filme com maus relvados, piores balneários, festas de arromba e motas pelo relvado (sim, há disto!).

Para entrarem neste universo, o melhor é mesmo passarem por Lisboa, este fim-de-semana.

EL ZURDO: THE REVENGE OF THE UNDERDOG

Argentina, Chile, 2016

90’

Esta sessão contará com a presença de Roberto Cox, realizador do filme, 
e de Luís Cristóvão, jornalista e autor do podcast Linha Lateral.

Sinopse
Na província de Santa Fé, na Argentina, um pequeno torneio de futebol amador transborda paixão. Longe dos grandes estádios, dos investimentos milionários e na sombra do frenesi mediático, a Liga Casildense ganha cor a cada fim-de-semana, com jogadores, treinadores e dirigentes a dar a alma simplesmente pela honra. «Nunca triunfarás», ouvia repetidamente um esforçado e corajoso bancário, que neste cenário ousou desafiar o seu mau augúrio no futebol. Primeiro como jogador e depois como treinador, «El Zurdo» cedo revolucionou as suas equipas e o seu rigor deu frutos numa competição pouco habituada ao seu nível de exigência. Anos depois, o mundo conhecê-lo-ia como Jorge Sampaoli.

Realização: Roberto Cox

Produção: Roberto Cox


Música: Callejeros

26 maio 2018 | Museu do Desporto | 17h

Para mais informação sobre a programação do Offside Lisboa, visitem o site oficial.

Anúncios