No próximo dia 3 de junho, pelas 16h30, realizar-se-á no Estádio Manuel Marques, em Torres Vedras, uma ação de solidariedade inserida no projeto Juntos pela APECI e pela Associação Salvador.

O jogo será organizado em conjunto com o Sport Clube União Torreense, que aproveitará a oportunidade para homenagear os jogadores que, na época de 1990/91, alcançaram a subida à I Divisão. Desse plantel, que foi treinador pelo Manuel Cajuda (que já confirmou a sua presença no jogo), faziam parte uma série de jogadores que passaram por clubes da 1ª Divisão.

Tratar-se-á, assim, de um torneio triangular entre três equipas. O Torreense 90/91, a atual equipa de Veteranos do Torreense, e a equipa de Amigos de Zé António e André Santos, dois jogadores oriundos do Concelho de Torres Vedras.

O Zé António, nascido em Torres Vedras há 41 anos, completou a sua formação no Torreense, onde atuou nos seniores, tendo posteriormente jogado no Leça, Alverca, Varzim, Académica, Bor. Monchengladbach, Manisaspor, Racing Santander, União de Leiria e FC Porto.

O André Santos, nascido no Sobreiro Curvo há 29 anos, dividiu a sua formação entre o Lourinhanense e o Sporting Clube de Portugal, onde atuou na equipa profissional, tendo também representado o Fátima, o União de Leiria, o Deportivo La Coruña, o Vitória de Guimarães, o Baliksirspor, o Metz, o Arouca e, nesta última temporada, o CSU Craiova, da Liga Romena.

Iniciativas do projeto “Juntos APECI e Associação Salvador”

As iniciativas que constam já da agenda do projeto “Juntos” são várias e em diferentes áreas, nomeadamente: desportivas (desde um jogo com algumas estrelas do futebol, torneios de hóquei e ténis, passeios de bicicleta); culturais (através da organização de um concerto solidário, leilões de arte, teatro revista, noite de fados); lúdicas (com o planeamento de almoços e piqueniques solidários, logos humanos, concentração Motard, aulas de zumba); entre muitos outros. O objetivo da organização é a promoção de muitas outras ações de preferência que, no final, possam ter chegado a todas as freguesias do concelho de Torres Vedras.

Sobre a APECI

A Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas (APECI), é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em 1979 por um grupo de pais, dispondo de várias áreas/serviços de atendimento para dar resposta às necessidades e promover a qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual. A sua área de intervenção abrange os concelhos de Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço, Cadaval e Alenquer. A Associação tem como objetivo principal dar apoio a pessoas com deficiência, nomeadamente com compromisso cognitivo ou necessidades educativas especiais, mediante a prestação de serviços e de outras iniciativas de promoção do seu bem-estar e qualidade de vida, das famílias e comunidades.

Sobre a Associação Salvador

A Associação Salvador é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em 2003 por Salvador Mendes de Almeida, com a missão de promover a integração das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida. Com diferentes projetos ambiciosos, desde a área da integração, sensibilização, acessibilidades e conhecimento, assume uma postura ativa, responsável e credível na construção de uma sociedade inclusiva, com padrões de justiça e eficácia na integração plena das pessoas com deficiência motora.​

Mais informação sobre as iniciativas do programa “Juntos pela APECI e Associação Salvador” podem ser encontradas no Facebook: https://www.facebook.com/juntosapeciassociacaosalvador/

Anúncios