“O enorme coração do ciclismo” – uma viagem em busca da essência das corridas de bicicleta, em véspera de Volta a Portugal. Para ler, esta semana, na Revista E do Expresso. Com fotografia do Rui Duarte Silva.

Para Albert Einstein, a “vida é como andar de bicicleta, para manter o equilíbrio é preciso manter o movimento”. Na estrada, o equilíbrio é muito mais do que uma questão da teoria da física. Desde os passos necessários para colocar uma corrida na estrada, à forma como cada equipa e cada corredor se prepara para atacar o seu objetivo. Um equilíbrio que passa pela força mental, pela união quase familiar que se cria entre todos aqueles que vivem no pelotão e em seu redor, pela capacidade de sofrer e ter prazer com a mesma humildade que caracteriza os que sabem ser mais uma peça de uma enorme engrenagem que transforma o ciclismo numa roda-viva de emoções à flor da pele. Desde tudo o que é preciso organizar para que a prova parta para a estrada até ao momento em que a corrida chega ao fim.

O artigo está disponível para leitura online (assinantes) no site do Expresso.

Um agradecimento especial ao Francisco Manuel Fernandes, ao Fernando Gregório, ao António Teixeira Correia, ao José Carlos Gomes, à Helena Dias, ao Joaquim Andrade, ao António José Rodrigues, ao Rodolfo Reis , ao António Peres e ao Rui Antunes pela disponibilidade e pelo acompanhamento que me permitiram durante a preparação deste artigo.

Publicado por Luís Cristóvão

Comentador na Antena 1, Eleven Sports e SIC Notícias. Autor no Expresso. Analista de futebol, fala e escreve sobre desporto em vários meios de comunicação social.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: