Tour de FranceMais um pequeno percurso entre as duas cidades que, a norte, receberão jogos do Euro 2016. Lille e Lens fazem parte da Região de Nord-Pas-de-Calais, distando menos de 40 quilómetros entre elas. Futebolisticamente, sempre foram duas cidades que viveram em enorme rivalidade, ainda que as suas equipas nem sempre se tenham conseguido manter na divisão principal do futebol francês.

Começamos em Lille, cidade francesa com enormes ligações à Bélgica, com quem partilha interesses comerciais, pertencendo a uma eurometrópole com Kortrijk e Tournai. Sendo o quarto maior centro urbano francês, a importância desta cidade no contexto económico nacional é assinalável, embora seja uma zona também muito afetada por crescentes níveis de desemprego. O Stade Pierre Mauroy tem mais de 50.000 lugares e será o espaço que irá receber o encontro entre França e Suíça. Para além deste jogo, também aqui serão disputadas uma partida dos oitavos e uma outra dos quartos-de-final. O Lille OSC está atualmente na Ligue 1, onde conquistou o título em 2011, apenas o terceiro da sua história.

Curta viagem até Lens, onde o Stade Bollaert-Delelis, inaugurado em 1933, foi alvo de uma renovação que apenas recentemente ficou concluída. Com 35000 lugares disponíveis,o estádio poderia albergar praticamente todos os cidadãos desta localidade. Depois de receber encontros do Mundial 1998, volta a ser sede de uma grande competição, com o Inglaterra – País de Gales a ser o jogo mais importante desta fase de grupos, da qual três encontros se disputarão em Lens. Para além disso, também uma partida dos oitavos-de-final terá aqui lugar. O Racing Lens foi campeão francês em 97-98, mas atualmente os Sang et Or estão na divisão secundária do futebol gaulês, à espera de conseguir voltar a viver entre os melhores.

Anúncios