ParisEtapa final do Tour de France, com a chegada engalanada à capital onde tudo vai começar, com o jogo de abertura já amanhã, e tudo irá terminar, com a grande final do dia 10 de julho de 2016. A capital francesa sempre foi símbolo da magia da cultura deste país e principal marca da importação da sua influência pelo mundo, fosse através dos seus políticos, dos seus filósofos e pensadores, os seus artistas e escritores, os seus criadores de moda, os seus tudo. Um emblema como a Torre Eiffel já teve lugar reservado em todas as terras e mentes do mundo, como que uma antena que nos atingia a todos, enviando esse sinal do ponto-de-vista francês para entender as coisas. Se nos nossos dias as coisas já não serão bem assim, pelo menos durante o próximo mês voltará a brilhar Paris como palco maior das emoções do futebol.

A capital terá dois estádios a serem utilizados nesta fase final. O Parque dos Príncipes é aquele que nos enamora, construído numa localização que já no século XVIII era utilizada para a “prática desportiva” dos monarcas franceses. Com 45 mil lugares, a casa do Paris Saint-Germain relembra aos franceses a caminhada épica de Michel Platini e companheiros em 1984, situando-se bem no coração da cidade. Serão quatro jogos da fase de grupos, com especial destaque para o nosso Portugal – Áustria, enquanto também uma partida dos oitavos-de-final terá aqui lugar.

O centro do Euro 2016 está, no entanto, dez quilómetros afastado da capital, numa viagem de metropolitano que nos leva a fazer parar apenas em cinco estações até ali chegar. O Stade de France foi construído de raiz para o Mundial 1998 e passou a ser designado como a casa oficial da Seleção gaulesa. Ali a França conquistou o seu único título mundial e ali espera regressar à glória neste Europeu. Serão quatro os jogos da fase de grupos que aqui terão lugar, com destaque para o encontro inaugural, mas também para um Alemanha – Polónia que poderá vir a ser dos encontros mais emotivos desta fase inicial. Oitavos e quartos-de-final têm uma partida agendada e, finalmente, a final de 10 de julho.

Chegamos a Paris. Que comece a festa!

Anúncios