Já abordei o assunto do quadro branco na conferência de imprensa do Nuno Espírito Santo noutro espaço, mas trago-o para aqui porque vários comentários entenderam que o treinador do FC Porto não abordou aspetos táticos na sua dissertação. Como não referi nada sobre esse assunto no artigo anterior, exploro neste a ideia de que, no discurso de NES, só se falou sobre tática. E isto porque, na posição que o técnico ocupa, não faz sentido que nenhum daqueles conceitos existam sem avaliação. Ora, para os avaliar, NES precisa da tática.

Em primeiro lugar, os já famosos 3 C’s – Compromisso, Cooperação, Comunicação. Todos estes aspetos necessitam de ferramentas de avaliação que são essencialmente táticas, na dinâmica que a equipa trabalha dentro do terreno de jogo. A associação entre setores, a solidariedade dentro dos mesmos e a forma de adaptação ao contexto do adversário dependem dessas três premissas.

Em segundo lugar, o aliar da União à Determinação. Conseguindo que a dinâmica da equipa esteja oleada, o factor Determinação será essencial mas, também, só passível de ser avaliado no terreno tático do jogo. Determinação, aqui, passará por entender a medida em que o jogador adopta os comportamentos preconizados pelo modelo de jogo, evitando fragilidades e reduzindo os erros cometidos.

Finalmente, a Atitude. O conceito é muitas vezes confundido como uma eventual “garra” que não explica, nem de perto, nem de longe, o seu verdadeiro alcance. Se entendermos a Atitude como uma postura intencional de comportamento, então compreendemos que associado ao território tático que NES imagina para a sua equipa, está uma herança sócio-cultural que representa uma imagem fiel que os adeptos têm do FC Porto.

Em resumo, NES poderá bem ter falado apenas de tática e de modelo de jogo, sendo curioso que tenha sublinhado o facto de que o sistema de jogo é, aqui, uma questão secundária. Há um elemento tático que predomina nas opções de modelo do treinador do FC Porto e é no encontrar de ferramentas para cumprir com a avaliação total das suas opções que a equipa poderá crescer. Para além dos resultados.

Anúncios