Liga Portugal – Futebol com Talento
Plano de Comunicação

Introdução

A temporada 2015/16 marcou a história da comunicação da Liga Portugal, com a criação de novas formas de comunicar as suas atividades aos diferentes públicos que a seguem. Sobretudo ao nível da comunicação digital, o crescimento registado com a implementação de novas formas de comunicar nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram, é um claro exemplo do sucesso das estratégias implementadas.

No entanto, o crescimento implica sempre uma revisão dos objetivos. Encarado o último como um ano zero, a revisão da estratégia visa alargar os territórios em que a comunicação da Liga Portugal se transforma e se torna reconhecida pela excelência dos seus conteúdos, como rigor e talento na procura das novas tendências, com o profissionalismo e capacidade de agregação entre os diferentes atores envolvidos no fenómeno do futebol.

Objetivos

Para execução do plano de comunicação da Liga Portugal, definem-se três tipos de objetivos diferentes. De caráter global, no que toca à imagem da Liga e da sua missão. De caráter específico, na comunicação das suas diferentes atividades. De caráter evolutivo, que se prenderão com projetos que visam o alimentar de estruturas para englobar a um mais alto nível nos anos seguintes.

Globais

A Liga Portugal posiciona-se como promotora do futebol português, garantindo a excelência da organização nas suas competições e assegurando receitas comerciais para o efeito. A valorização do produto futebol profissional português passa, em grande parte, pelas ações da Liga Portugal, que deverá criar diferentes canais de acesso aos seus públicos, de forma a fortalecer laços e a impor a sua mensagem no panorama do futebol. Também neste terreno, a Liga Portugal assumirá um papel de liderança no que toca à divulgação das suas competições, colocando como objetivo atingir um papel de topo nesse aspeto, através da inovação na transmissão da mensagem.

Específicos

Um dos objetivos principais da Liga Portugal deverá ser transformar as suas competições num produto que provoque uma sensação de pertença ao seu cliente final, o adepto. Outros dos objetivos passará pela criação e união de comunidades em redor de todos os clubes associados da Liga, transformando o público do futebol num representante da Liga. Finalmente, toda a atividade do Presidente da Liga Portugal deve também ser acompanhada, numa via institucional, valorizando o seu trabalho, bem como da direcção da Liga, junto dos clubes e dos patrocinadores, como a cara de todo o trabalho de valorização levado a cabo pela estrutura.

Evolutivos

O fortalecimento da imagem da Liga Portugal passa pela sua capacidade de envolvimento com todos os seus associados. Nesse sentido, deverão ser criados projetos anuais que visem o crescimento e a evolução desse relacionamento, através da mentorização das direções de comunicação para um projeto em redor da imagem da Liga Portugal. A direção de comunicação da Liga Portugal procurará envolver todos os associados em eventos e projetos que visem o tomar de um discurso comum, valorizando os produtos Liga Portugal e Futebol profissional através de iniciativas que visem um cada vez maior envolvimento de todas as partes.

 

Estratégia

 

  • Aprofundar meios utilizados até aqui, procurar forças e fraquezas, abrir portas e disponibilidades para atingir os objetivos.
  • Reforçar ideias e discurso de modo a influenciar os diferentes parceiros, criar espaços de diferenciação na comunicação institucional e na comunicação das competições/comunidades.
  • Promover o produto futebol: talento, paixão, harmonia. O futebol enquanto fator unificador de vontades, servindo a Liga de casa de encontro para todos os participantes no fenómeno (adeptos, clubes, meios de comunicação).
  • Envolvimento, todos fazem parte do nosso projeto, todos contribuem para uma imagem global da Liga.

Liga Portugal – Futebol com Talento

para chegar aos adeptos, aos clubes, aos parceiros institucionais e aos patrocinadores

 

Meios a Mobilizar

Site

Diferenciar cinco espaços de entrada no site:

   www.ligaportugal.pt – conjuga todas as notícias do site

   www.ligaportugal.pt/liganos – para as novidades referentes à Liga NOS

   www.ligaportugal.pt/Ledmanligapro – para as novidades referentes à Ledman Liga Pro

   www.ligaportugal.pt/tacactt – para as novidades referentes à Taça CTT

  www.ligaportugal.pt/institucional – para a divulgação das atividades do presidente e direção, bem como comunicados oficiais.

A separação da informação por competições visa valorizar a existência de cada uma delas, trabalhando-se públicos específicos e parceiros de cada uma delas de forma diferenciada. A página de entrada no site manter-se-á como elemento agregador de toda a atividade comunicacional da Liga Portugal.

Diariamente serão lançadas notícias sobre as competições, com especial atenção para os resumos da jornada, as equipas da jornada, as previsões sobre os jogos seguintes e também a chamada de atenção para os principais destaques de cada semana, valorizando jogadores, equipas e percursos. Cada uma das provas deverá, também, ter um espaço de informação estatística sobre a prova, impondo-se como a estatística oficial da mesma, de forma a poder ser utilizada pelos diferentes meios que acompanham a prova.

O site servirá ainda de base para diferentes atividades com os adeptos como público-alvo preferencial, através de passatempos (Liga NOS Virtual, Concursos de perguntas/ fotos, etc), da criação de apps da Liga Portugal ou da disponibilização de vídeos de jogos e de entrevistas com os intervenientes nas diferentes competições.

Deve também apontar-se como objetivo a criação de uma versão em inglês do site, buscando novos públicos internacionais e a valorização das nossas competições para o mercado estrangeiro.

Redes Sociais

A adoção de um novo discurso e proximidade será a imagem de marca da renovada estratégia de comunicação da Liga Portugal. Ao impor uma presença nas redes sociais de envolvimento com os adeptos, a Liga Portugal disponibiliza-se a estar na defesa dos adeptos, envolvendo-os com os seus clubes e criando um sentimento de pertença que será valorizado comercialmente pelos associados da Liga Portugal.

A nova estratégia impõe um acompanhamento mais intenso da atividade noticiosa relativa aos clubes da Liga, bem como o realçar das diferentes atividades do parceiros e patrocinadores da Liga. Nas redes sociais, a Liga Portugal será o elemento agregador de tudo o que é novidade relativa aos seus clubes e jogadores, tornando-se elemento preferencial de busca de notícias e de informação sobre os acontecimentos do momento.

Comunidades

Projeta-se a criação de laços entre comunidades dos diferentes clubes, criando um espaço de encontro para os adeptos do futebol e desenvolvendo atividades de cariz nacional com os clubes a assegurar o seu desenvolvimento local (campanhas de solidariedade, torneios de futebol de 7, criação de grupos de adeptos, associação de figuras públicas aos diferentes clubes, etc.)

Meios de Comunicação Social

Uma política de abertura e proximidade com os diferentes órgãos de comunicação social pretenderá transformar esses meios como os recetores primeiros das novidades relativas à Liga Portugal e às suas competições, lançando em primeira mão as novidades através de Conferências de Imprensa e de uma política de envio de informação para os canais pre-determinados com esses meios. A Liga Portugal não será um elemento subalterno no panorama comunicacional do futebol profissional, antes se transformará num ator unificador de uma imagem de rigor, transparência, seriedade e serenidade que se têm como preferenciais para a conclusão da missão da própria Liga.

Comunicação Interna

A Direção de Comunicação é responsável por todas as informações remetidas pelos canais da Liga Portugal, devendo a equipa de comunicação ter via aberta para todos os elementos que trabalhem na organização. A confiança e a abertura de todos os elementos ligados à Direção de Comunicação é fator essencial para o desenvolvimento com rigor e qualidade dos seus objetivos e estratégias. Para que esses possam ser atingidos, deverá existir um sentido comum e um reconhecimento da validade das estratégias apresentadas pela mesma.

Envolvimento

O envolvimento de todos na estratégia de comunicação da Liga Portugal passa pelo profundo entendimento das mais-valias criadas pela mesma, sendo que todas as novidades deverão ser apresentadas aos diretores e funcionários da Liga, de forma a que cada um se torne um transmissor da boa imagem que se pretender para a Liga Portugal. Também os associados receberão constantes feedbacks das estratégias e projetos de comunicação da Liga Portugal, com vista ao seu envolvimento, através da participação e da sugestão de novas ideias, na busca de um plano de comunicação unificado em torno da marca Liga Portugal.

Reuniões Presenciais e Virtuais

A estrutura afeta à Direção de Comunicação fará reuniões semanais nas suas instalações na sede da Liga, organizando o planeamento do trabalho nos vários meios e projetando em antecipação as atividades a realizar. Também se realizarão reuniões presenciais com o Presidente e com os outros membros da estrutura da Liga Portugal sempre que estes considerem necessário. De forma a fortalecer as ligações com as estruturas de comunicação dos diferentes clubes, o Diretor de Comunicação terá em vista visitar os diferentes associados durante a época, estando, também, disponível, para reuniões virtuais com os elementos da comunicação dos diversos clubes.

Avaliação

O Plano de Comunicação deve ser avaliado anualmente, atendendo-se à revisão dos seus objetivos e estratégias de acordo com os contextos criados pela sua evolução e pela transformação natural do ambiente em redor da instituição.

A presença nas redes sociais e os números de utilizadores do site são um dos elementos a ter em conta, bem como o número de notícias relativas às diferentes atividades da Liga Portugal nos órgãos de comunicação social.

Devem também, no final de cada ano, serem enviados questionários de satisfação para os associados, para além de se elaborar, num programa plurianual, a possibilidade de alargar os questionários de satisfação para o público seguidor da presença da Liga Portugal nas redes sociais.

 

Plano elaborado por:

Luís Cristóvão

26 de julho de 2016

Anúncios